terça-feira, 14 de abril de 2009

Tropas turcas, 1914

Imagem publicada na revista Ilustração Portugueza, No. 456, 1914.



Legenda: "Mobilisação de tropas turcas para entrarem em combate." Carregar na imagem para ver em tamanho 850 x 561.

Soldados turcos com o uniforme típico usado durante a 1ª Guerra Mundial, sendo de assinalar especialmente a "papasha" do oficial, normalmente feita em pelo "karakul" e encimada por tecido ornado com faixas douradas.

Este acessório, tal como o capacete da sentinela, foram sendo sucessivamente menos utilizados ao longo da guerra, não apenas por pouco práticos, mas também por serem extremamente dispendiosos.

O restante fardamento e equipamento, com pequenas variações mantiveram-se ao longo do conflito, verificando-se sobretudo algum tipo de simplificação e tons mais claros, sobretudo nas áreas desérticas, onde tecidos mais leves e o efeito do Sol resultava num tom que variava entre o amarelo claro e um cinzento que por vezes se aproximava muito do branco.

As espingardas Mauser, sejam a de fabrico local, sejam as fornecidas pelos aliados alemães, foram utilizadas durante toda a guerra, mantendo-se ao serviço muitos anos após o seu término, tal como aconteceu em diversos países que só substituiram este modelo muitos anos após a 2ª Guerra Mundial.
Enviar um comentário