quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tropas turcas de partida para a Ásia

Imagem publicada na revista Ilustração Portugueza, No. 456, 1914.



Legenda: "Tropas da Turquia europeira partindo para a Asia." Carregar na imagem para ver em tamanho 850 x 456.

A mobilização efectuada por numerosas nações, incluindo a Turquia, no início da Grande Guerra movimentou largos contingentes cujo fardamento e equipamento eram típicos de um período onde a qualidade ainda se sobrepunha à quantidade.

Do fardamento destes militares turcos, a caminho das frentes de combate no Médio Oriente, é idêntico ao usado em tempo de paz e substancialmente diferente das versões mais simplificadas a que o esforço de guerra obrigou, sendo um detalhe visível o uso do "fez", que desapareceu das linhas de combate pouco depois.

O uniforme dos oficiais, do lado direito, manteve-se mais constante, com a "papaha" em pelo de carneiro ou "astrakhan" e o sobretudo de excelente qualidade, a continuar em uso pelo menos nas patentes mais elevadas.

Com excepção da campanha de Galipoli, a participação turca é algo ignorada e a sua importância minimizada, não obstante os combates travados contra o Império Britânico no Médio Oriente que apenas são conhecidos através de uma divulgação pontual feita através de filmes cujo rigor histórico nem sempre está de acordo com a realidade.
Enviar um comentário