domingo, 31 de maio de 2009

A artilharia portuguesa da Guerra Peninsular da LW - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Artilharia portuguesa da Guerra Peninsular da LW durante a pintura

Após termos preparado as superfícies, montamos o canhão, sendo necessário alargar os orifícios das rodas e remover parte do plástico do reparo, de modo a que o cano assente correctamente sobre este e possamos colar todo o conjunto com cola instantanea ou com cola de dois componentes adequada para plástico.

Os mais persistentes podem ainda abrir o orifício da boca do canhão, enquanto os restantes podem começar a aplicar a todo o conjunto o primário negro que servirá de base à pintura que pode ser, no caso dos uniformes, inteiramente azul, para o Inverno, ou com as calças brancas, durante o Verão.

As forças portuguesas usavam uma cor designada por azul-ferrete que é particularmente escura, mais escura que o azul imperial francês e que, na escala 1/72, se reproduzido correctamente parecerá quase negro, pelo que sugerimos fugir um pouco e usar um tom mais claro que permita visualizar melhor os detalhes das fardas.


Image Hosted by ImageShack
Artilharia portuguesa da Guerra Peninsular da LW

Assim, pintamos as casacas em azul escuro, mais claro que o azul-ferrete nacional, e as calças em cinzento-claro, de modo a que possamos partir de uma base mais escura para ir sucessivamente pincelando as zonas mais salientes com uma tonalidade mais clara, de modo a aumentar o contraste das dobras dos tecidos.

Seguidamente, pintamos as correias em branco, aproveitando igualmente para pintar a ligadura do oficial, seguindo-se a cor da pele e alguns acessórios, como as espadas, em prata, armas, com a coronha castanha, cor que será aproveitada para cantis, bolsas e para o escovilhão, e preto metalizado para o cano da espingarda e munições.

Nesta altura, estão aplicadas as cores base, sendo agora necessário proceder à escolha de um dos quatro regimentos de artilharia que integravam o Exército Português de então, identificado pelas cores dos penhachos, punhos, dragonas e da gola da casaca, sendo as opções mais visíveis o vermelho ou o amarelo, razão pela qual serão, naturalmente as prioridades.
Enviar um comentário