quarta-feira, 27 de maio de 2009

As figuras civis da Preiser


Image Hosted by ImageShack
As figuras civis da Preiser junto de um Rolls Royce

Incluidas no conjunto da aviação de 1925 encontram-se algumas figuras civis, duas das quais femeninas, cuja utilização acaba por se restringir a cenários que não envolvam qualquer combate ou perigo eminente.

Este pequeno conjunto pode, para além de servir de complemento, ser usado de forma autónoma, nomeadamente em conjunto com a pequena charrete da Highway Miniatures que modificamos de modo a torná-la mais próxima da escala 1/72, podendo-se assim compor cenários completamente diferentes dos que temos vindo a apresentar.

No período da Grande Guerra e mesmo uns poucos anos depois em diversos países europeus era possível ver coexistir este tipo de carruagem com veículos motorizados e com equipamentos e viaturas militares idênticos aos utilizados no último conflito mundial, alguns dos quais desempenhavam missões tipicamente policiais.


Image Hosted by ImageShack
As figuras da Preiser junto da charrete e de um Rolls Royce

Exemplo de uma combinação possível é o dos carros blindados Rolls Royce, tripulados por militares com fardamento do período da guerra, com civis e veículos de tracção animal, cenário esse que ocorreu, por exemplo, na Irlanda, onde os conflitos continuaram pelos anos vinte até perto da actualidade.

Existem inúmeras figuras de civis, a grande maioria delas nas escalas dos combóios, pelo que nem sempre é fácil encontrá-las nas poses pretendidas na escala 1/72, mas o facto de muitas destas figuras serem relativamente genéricas, abrangendo largos periodos, permite uma flexibilidade impossível quando se fala de modelos militares, razão pela qual a aquisição de um pequeno conjunto tende a ser um bom investimento.

Este pequeno conjunto da Preiser já permitiu, para além de fornecer civis para diversas situações, dar origem a conversões para militares, como os oficiais portugueses do Corpo Expedicionário que combateu em França, para tripulações de embarcações e combóios ou mesmo para mecânicos e aviadores militares, pelo que continuamos a recomendar a sua aquisição mesmo sem um fim concreto à vista.
Enviar um comentário