sábado, 30 de maio de 2009

"Boys book of Airfix"


Image Hosted by ImageShack
O novo livro da Airfix

Se há um fabricante de modelos para construir em plástico que faz parte do imaginários dos modelistas com mais de trinta anos, sem dúvida que é a Airfix, que durante longas décadas tinha quase o exclusivo deste segmento de mercado.

Ciente da importância da sua história e de ter feito sonhar milhões de miudos, hoje adultos, a Airfix anunciou um livro, disponível dentro de perto de um mês, onde se podem encontrar exemplos dos modelos, das caixas e todo um conjunto de informação que fará a delícia de muitos.

O próprio título "Boys book of Airfix" e o sub-título "who says you ever have to grow up?", particularmente bem escolhidos, apelam a um revivalismo e à saudade dos tempos em que os modelos da Airfix, mesmo os que hoje estão ultrapassados, mas entre os quais se encontravam autênticas obras de arte, apela a todos quantos são fãs desta marca.


Image Hosted by ImageShack
A já clássica ilustração do Me BF-109-G6 quando vinha num saco de plástico

Este livro de capa dura, da autoria de Arthur Ward comemora o 70º aniversário da Airfix, fundada no já longínquo 1939 e inclui numerosas fotografias e ilustrações a cores, tendo um preço de 20 libras para o público em geral, que tende a ser menor em diversos locais de venda, e de 15 libras para os membros do clube do fabricante.

No entanto, não são apenas as ilustrações, mas também o extenso texto, escrito em inglês, que torna este livro uma obra única e de leitura obrigatória, sendo possível, mesmo aos mais experientes e conhecedores, encontrar informações praticamente inéditas, que contribuem para uma melhor compreensão do percurso deste fabricante.

Obviamente, este livro tem um mercado muito específico, mas é também um contributo da maior importância para a história do modelismo, de que a Airfix é parte essencial, pelo que sugerimos a sua aquisição a todos quantos apreciem modelos em plástico para construir.
Enviar um comentário