domingo, 10 de maio de 2009

Decalques secos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Exemplo de folha com letras da "Decadry" e "Mecanorma"

Colocar matrículas ou símbolos tácticos pode melhorar o aspecto final de um modelo, mas por vezes obriga a adquirir decalques específicos que podem atingir preços algo elevados quando comparados com o valor da miniatura.

Uma opção económica é recorrer aos conjuntos de letras, números e símbolos que diversos fabricantes disponibilizam para efeitos de composição gráfico e que são, normalmente, decalques aplicados por transferência sob pressão.

A "Decadry", uma abreviatura de "decalque seco", e a "Mecanorma" são talvez os fabricantes mais conhecidos e possuem uma enorme gama de decalques, com estilos, dimensões e conteúdos que permitem cobrir um sem número de necessidades.


Image Hosted by ImageShack
Uma foto do Lanchester da Second City com letras da "Decadry"

A aplicação destes decalques é extremamente simples, mas implica alguns cuidados acrescidos quando comparados com aqueles que usam água como solvente, tendo a vantagem acrescida de não terem o tradicional filme que obriga a algum trabalho suplementar de ocultação.

Para aplicar estes decalques secos basta escolher a posição exacta e, com uma peça rígida mas não agressiva, como o cabo de um píncel de madeira, pressionar sobre a área impressa, após o que este deixará o plástico se suporte e ficará colado no local pretendido.

Uma das vantagens deste tipo de decalques surge após a aplicação, dado que, ao contrário dos decalques convencionais, que necessitam de um período de espera enquanto secam, os Decadry aderem imediatamente, ficando prontos para que lhes seja aplicada alguma finalização.
Enviar um comentário