sexta-feira, 1 de maio de 2009

O carro blindado Sheffield da Second City - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma foto do Sheffield da Second City em resina

Num conjunto de textos anteriores apresentamos um Rolls Royce blindado produzido em resina pela Second City, um pequeno fabricante artesanal baseado em Inglaterra que produz alguns modelos inéditos ou raros de veículos da Grande Guerra.

O Sheffield, tal como, por exemplo, os Austin vários dos seus derivados, tinha duas torres, cada uma com uma metralhadora, que seria a Vickers no caso de ser utilizado por ingleses e seus aliados, mas que poderia ser, por exemplo, uma Maxim, se usada pelos russos.


Image Hosted by ImageShack
Uma foto do Sheffield como primário

Os Sheffield foram usados no início da Grande Guerra pelos ingleses mas quando a frente Ocidental caiu num impasse e os carros blindados perderam algum valor, foram enviados como reforço para outras frentes, sendo que alguns seguiram para a Rússia.

Tal como acontece com outros modelos em resina produzidos pela Second City, este é um modelo de construção muito simples, que requer sobretudo trabalho paciente para remover todo o excesso de material resultante da técnica de moldagem artesanal utilizada.


Image Hosted by ImageShack
Uma foto do Sheffield da Second City depois de pintado

Uma vez removido o excesso de resina, algo moroso e que implica cuidados acrescidos devido a este ser um material quebradiço, basta colar as quatro rodas e as duas torres na carroçaria, recorrendo a cola instântanea ou a resina sintética.

Também se pode adicionar um ou dois eixos na zona das rodas, dado que a carroçaria fica bastante elevada e é notório que devia haver componentes mecânicos na sua parte inferior, podendo-se recorrer a peças sobrantes de outros modelos ou a um simples tubo de plástico.
Enviar um comentário