segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Mk A Whippet da Emhar - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Whippet da Emhar durante a montagem

O Mk A Whippet foi um carro de combate ligeiro de origem britânica, armado unicamente com metralhadoras, produzido no fim da 1ª Guerra Mundial e utilizado neste conflito e na Guerra Civil russa.

Este modelo complementava os mais pesados Mk IV e Mk V, na sua maioria armados com canhões, apresentando a vantagem de uma maior agilidade e velocidade, mas com a limitação da falta de uma peça capaz de enfrentar os tanques alemães e sem a visão francesa que na altura já colocava uma torre rotativa nos seus FT-17.

O único modelo disponível em plástico na escala 1/72 é o da Emhar, mas a sua qualidade e quase completa ausência de erros, aliado a uma enorme facilidade de construção só possível devido ao molde com multiplas partes, torna difícil a vida a qualquer eventual futuro concorrente.


Image Hosted by ImageShack
O Whippet da Emhar depois da pintura inicial

A montagem deste modelo é extremamente simples, bastando seguir as instrucções, mas existem alguns detalhes que podem ser corrigidos e outros que serão possíveis de melhorar, como as metralhadoras, ou acrescentar, como as caixas de carga, para o que existem conjuntos produzidos pela Matador Models.

Com pouco mais de uma vintena de peças, incluindo decalques para diversas versões inglesas e para veículos russos, alemães e japoneses, o modelo da Emhar pode ser montado em muito pouco tempo e acaba por ser uma alternativa interessante para todos quantos necessitam de carros de combate para o período da Grande Guerra enquanto evitam algumas dificuldades inerentes aos Mk IV do mesmo fabricante.

Assim, optamos por montar três blocos principais, correspondendo ao corpo ou carroçaria do tanque e os conjuntos das lagartas e suspensão, que foram pintados num primário preto, enquanto optavamos por vermelho acastanhado, reproduzindo ferrugem, para os escapes.
Enviar um comentário