quarta-feira, 6 de maio de 2009

O SdKfz 9 com FlaK 37 (Sf) da Planeta de Agostini/Altaya - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O SdKfz 9 com Flak 37 da Planeta de Agostini/Altaya antes de retocado

Construido como tractor de artilharia com semi-lagartas, o SdKfz 9 celebrizou-se a rebocar peças de artilharia pesada, mas a sua flexibilidade, fiabilidade e resistência acabaram por levar a diversas versões, entre as quais uma era armadas e recebia blindagem de protecção.

Com o nome completo de "Sd.Kfz. 9 (88 mm) FlaK 37 (Sf) auf Zugkraftwagen 18 t", este enorme veículo de meia lagarta produzido pela FAMO era propulsionado por um motor Maybach HL 108 TUKRM de 10.830 cc e que desenvolvia 250 cavalos às 2.600 rpm, permitindo atingir uma velocidade em estrada de até 50 km/h e de 20 km/h em todo o terreno.

Este era um veículo de enormes proporções, comparáveis às dos maiores carros de combate da época, mas estas dimensões e peso eram necessárias para rebocar os PzKfW IV, sendo que para modelos de maior porte, como os Tiger, eram usados dois SdKfz 9.


Image Hosted by ImageShack
O SdKfz 9 com Flak 37 com retoques nas rodas, sujidade e nova base

Na sua versão armada, dos quais foram construidas apenas 14 unidades, o SdKfz 9 foi substancialmente transformado, deixando de ser um tractor de artilharia, destinado ao reboque de peças, para transportar montado na plataforma o célebre canhão de 88 mm designado oficialmente por FlaK 37, abreviatura de Flug Abwehr Kanone.

Esta arma tornou-se célebre dada a sua eficácia não apenas contra aviões, mas também contra carros de combate, sendo durante algum tempo a defesa mais eficaz contra tanques pesados e uma das peças anti-carro de maior alcance de que os alemães dispunham nas fases inicial e intermédia da guerra.

Entre as diferenças relativas ao modelo base, para além do armamento, contam-se as protecções laterais rebatíveis, a adição de blindagem e o sistema cruciforme de pernas de estabilização, necessário para que a pesada peça de 88 mm pudesse operar em todas as direcções sem desequilibrar o veículo ou perder precisão de tiro.
Enviar um comentário