sexta-feira, 8 de maio de 2009

O SdKfz 9 com FlaK 37 (Sf) da Planeta de Agostini/Altaya - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
O SdKfz 9 com Flak 37 da Planeta de Agostini/Altaya

O modelo da Planeta de Agostini/Altaya, um SdKfz 9/3 armado com a FlaK 37, reproduz correctamente um dos veículos menos comuns entre as forças alemãs durante a 2ª Guerra Mundial, incluindo detalhes interessantes a nível da cabine blindada, das protecções laterais em rede e do canhão de 88 mm.

Apesar de correcto, este modelo tem dois defeitos evidentes, sendo um deles os rebites da blindagem que não são em relevo e sim pintados, como parte da aplicação da excelente pintura em tampografia, e o outro, mais grave, a nível das redes de protecção lateral que são peças transparentes pintadas nos locais adequados e deixadas sem tinta onde deveriam existir os buracos da rede, do que resulta um aspecto algo estranho, agravado pelo brilho que este método implica.

Também é de lamentar que as peças laterais não sejam rebatíveis e as sapatas de apoio, usadas durante o tiro, estejam moldadas na mesma peça da carroçaria, pelo que o modelo apenas reproduz a configuração usada em movimento, sendo que para o adaptar a uma situação de tiro as modificações seriam extensas e algo complicadas dado estarmos diante de um modelo maioritariamente em metal.


Image Hosted by ImageShack
O SdKfz 9 com Flak 37 da Planeta de Agostini/Altaya

Este é um modelo interessante e inédito que justifica plenamente a sua aquisição e, eventualmente, alguns melhoramentos em termos de detalhes que uma produção industrial em larga escala impossibilita, nomeadamente concluindo a zona negra dos rodados, que está incompleta, ou adicionando alguma sujidade.

Optamos por retocar o nosso modelo nas áreas mencionadas, sendo a principal dificuldade a acessibilidade ao rodados interiores, mas também decidimos pintar a base num tom amarelado e polvilhá-lo com uma mistura de pó, pequenas pedras e relva electrostática sobre uma camada de cola branca.

Após retocado, o aspecto deste modelo melhora substancialmente, ficando com um aspecto agradável, mas que não atinge a qualidade de um "kit" devido aos problemas já mencionados, mas também em virtude de uma pintura que, na nossa opinião, devia ser mais rugosa.
Enviar um comentário