sexta-feira, 22 de maio de 2009

A quinta da batalha de Waterloo da Airfix - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
As peças da quinta da batalha de Waterloo da Airfix

O modelo da conhecida quinta da batalha de Waterloo, "La Haye Sante", foi lançado pela Airfix há várias décadas e, após um período de indisponibilidade, surge novamente no mercado, integrada num conjunto evocativo da derrota final de Napoleão Bonaparte.

Este modelo pode, no entanto, ser adquirido em separado, seja em 2ª mão, seja através de vendedores que separam as peças do conjunto e vendem os vários componentes isoladamente, de modo a que seja possível adquirir apenas os items pretendidos.

O modelo que possuimos for adquirido exactamente desta última forma, tal como sucedeu com a base da batalha de Waterloo que vem incluido no mesmo conjunto, sendo possível obter esta peça por um valor que ronda os quatro Euros, a que acrescem portes, os quais podem ser diluidos caso se adquira outros items junto do mesmo fornecedor.


Image Hosted by ImageShack
As peças da quinta da batalha de Waterloo da Airfix com primário

O modelo da Airfix é, essencialmente, um brinquedo ou, no limite, uma peça destinada a praticantes de jogos de guerra, dado que os erros e falhas a nível de detalhes facilmente podem levar modelistas mais sérios a adquirir um dos dispendiosos modelos devidamente corrigidos existentes no mercado por um valor substancialmente mais alto.

Uma limitação deriva da concepção do modelo e do fim a que se destina, ou seja, a opção por um sistema de encaixe fácil, que permita montar e desmontar a maquete e facilitar o transporte e a arrumação, limita severamente a qualidade enquanto reprodução exacta da quinta situada no local da batalha, assumindo-se essencialmente como brinquedo.

Para além de algumas falhas em termos de dimensões e de algumas linhas gerais, a falta de espessura das paredes e o facto de reproduzirem tijolo e não o estuque de que a quinta estava revestida, são os erros mais flagrantes, podendo-se acrescentar a falta de detalhes das portas, cuja configuração se destina, sobretudo, a poder abrir e fechar.
Enviar um comentário