segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sistemas auxiliares ao modelismo - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
A viseira com ampliação e iluminação do Dmail

Não é hábito apresentarmos este tipo de equipamento, mas devido às diminutas dimensões de alguns modelos, torna-se por vezes necessário recorrer a sistemas de ampliação ou de iluminação que facilitem o trabalho e poupem a visão e facilitem a manipulação de miniaturas que incluem detalhes difíceis de pintar.

A nossa primeira sugestão vai no sentido de um sistema de ampliação que pode ser preso na cabeça através de uma faixa elástica, libertando assim as mão, e que, para além de ampliar a visão, permite também iluminar o objecto que estamos a manipular.

Esta viseira inclui um total de 4 lentes duplas, cujos aumentos disponíveis, que podem ser combinados de forma a obter a ampliação pretendida são 1.2x, 1.8x, 2.5x e 3,5x, sendo o diametro da viseira regulável de 15 a 25 cm.


Image Hosted by ImageShack
O sistema de ampliação com suportes

A iluminação é efectuada por um conjunto de LED que recorrem a 4 baterias de formato AAA e o preço deste equipamento é de 15.90 euros, podendo ser adquirido presencialmente ou via Internet nas lojas do Dmail existentes em Lisboa e Porto.

Outro sistema auxiliar, que opta por um conceito mais clássico, é a base com pinças, de tipo crocodilo, e uma lente de ampliação simples, que permite manter uma figura devidamente fixa enquanto se observa através da lupa, evitando assim cansar excessivamente a vista e libertando as dua mãos de modo a obter um maior apoio e firmeza.

Estes tipo de equipamento, infelizmente, tende a incluir uma lente de baixa qualidade, pelo que aconselhamos a adquirir uma lupa barata mas de qualidade aceitável e proceder à substituição da que vem de origem, para o que basta desapertá-la, remover o cabo da nova lupa e substituí-lo por uma porca, de forma a que seja mais fácil de apertar.
Enviar um comentário