domingo, 7 de junho de 2009

Hussardos napoleónicos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Hussardos incluidos no estado maior francês da Italeri junto de um general

A pintura dos hussardos é, obviamente, complexa e demorada, com inúmeros pequenos pormenores a serem observados, pelo que aconselhamos a começar com grupos pequenos, de quatro a oito figuras no máximo, começando pelo primário preto que será aplicado igualmente sobre as montadas.

Seguidamente, pintamos os grandes blocos de cor, nomeadamente as calças, que começam por cinzento claro e vão sendo sucessivamente pinceladas numa mistura com uma maior proporção de branco, e pelo casaco azul, que será pintado usando a mesma técnica de píncel seco.

Os dois blocos seguintes são a peliça, em vermelho, que será igualmente aproveitada para as faixas na cintura, e as várias peças defardamento e equipamento em negro, após o que passamos à pintura das faces e mãos, incluindo o branco dos olhos, no centro do qual furamos ligeiramente com uma agulha de modo a criar a ilusão de uma pupila.


Image Hosted by ImageShack
Outro angulo do mesmo conjunto de figuras da Italeri

Nesta fase, pode-se começar a fase de detalhes, iniciando o trabalho pela gola e punhos da peliça, em cinzento claro e pelos dourados usados nos cordões que eram usados para abotoar o fardamento, que será substituido pelo prateado no respeitante ao casaco.

O castanho será utilizado para as correias em cabedal, preto nalgumas unidades, em que incluimos os arreios dos cavalos, para o "busby" e para as bolsas que os hussardos trazem à cintura, bem como para a coronha das armas, enquando o prateado será usado nas espadas e, miturado com preto, para o metal das armas de fogo.

Outros detalhes, como o branco dos penachos, os estribos prateados, o xairel azul debruado a prata, o punho dos sabres em castanho, entre outros, mesmo que por vezes pareçam trabalhosos ou exagerados, são, no entanto essenciais para o aspecto final destas figuras, cujo aspecto final justifica o trabalho que envolvem.
Enviar um comentário