quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Land Rover Série 2 109 "Pink Panther" da Tamiya - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Série 2 109 "Pink Panther" da Tamiya

Não é nosso hábito abordar modelos que não sejam realizados na escala 1/72 ou similar, como a 1/76 ou 20mm, mas a conjugação do tema Land Rover, pelo qual temos uma especial predilecção e de um "kit" particularmente interessante, levou-nos a apresentar o célebre "Pink Panter", uma versão militar do Série 2 usado pelas forças armadas britãnicas.

O uso de Land Rovers pelos militares britânicos, tal como aconteceu em inúmeras forças armadas em todo o Mundo, deu origem a diversas versões especiais, algumas com particularidades interessantes dado destinarem-se a unidades e missões específicas.

O Série 2 109", de chassis longo, ao serviço desde que foi lançado pela Land Rover, serviu de base a um modelo destinado ao "Special Air Service" (SAS), uma unidade de elite capaz de operar em longas distâncias e que se celebrizou pelos "raids" contra forças alemãs e italianas durante a 2ª Guerra Mundial.


Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Série 2 109 "Pink Panther" da Tamiya visto de cima

O SAS usou desde camiões Chevrolet a Jeeps, todos extremamente modificados de modo a terem uma grande autonomia e um elevado poder de fogo sem perder velocidade e mobilidade, transportando ainda números equipamentos e acessórios que permitiam a pequenos grupos uma completa autonomia no deserto norte africano, acabando por adoptar o Land Rover como sucessor de uma longa linha de veículos.

De entre os Land Rover modificados, alguns, destinados a operar no deserto, receberam uma preparação específica, incluindo, entre outros, depósitos suplementares, pneus adaptados para a areia e, o que os celebrizou, uma pintura num tom descrito como rosa deserto, do que resultou o nome "Pink Panther".

Os "Pink Panther" eram uma pequena minoria entre os Land Rover modificados para o SAS, mas hoje são lembrados por todos e reproduzidos por diversos fabricantes, sendo o "kit" da Tamiya o mais conhecido e, provavelmente, o mais detalhado.
Enviar um comentário