segunda-feira, 22 de junho de 2009

O PzKfW V Panther A da Esci - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O PzKfW V Panther A da Esci

Quando surgiu no mercado uma nova vaga de miniaturas de carros de combate da Esci, com as lagartas formadas por segmentos de plástico rígido e numerosos acessórios, muitos modelistas consideraram os novos "kits" como um avanço significativo em termos de qualidade, enquanto outros hesitavam perante a complexidade dos novos modelos.

Por vezes com mais de uma centena de peças, algo frágeis e de montagem complexa, os "kits" da Esci destinavam-se a modelistas experientes, com tempo disponivel e capazes de detalhar os seus modelos com uma paciência quase infinita, mas esta complexidade levantou reservas junto de um outro segmento de mercado, o dos praticantes de jogos de guerra.

O PzKfW V Panther A é um exemplo desta geração de modelos da Esci, baseando-se num modelo com lagartas flexíveis, as quais foram substituidas por segmentos rígidos, o que permite um muito melhor contorno, mas aumenta substancialmente o grau de dificuldade do "kit", afastando muitos modelistas.


Image Hosted by ImageShack
O PzKfW V Panther A da Esci visto de trás

Este não é, obviamente, um "kit" fácil de montar e diversos detalhes não estarão ao nível de lançamentos mais recentes, mas o Panther da Esci, relançado pela Italeri, continua a ser dos poucos que representam a versão A e continua a ser de uma qualidade aceitável e uma excelente base para modificações.

Construir este "kit" é um trabalho de paciência e implica dedicação, sendo aconselhável começar por pintar o modelo num primário negro após o que será pintado num dos diversos tons de amarelo escuro utilizado pelos alemães durante a 2ª Guerra Mundial.

Seguidamente, optamos por pintar as lagartas, em cor de ferrugem, bem como o negro dos rodados, já que a primeira parte do trabalho corresponde exactamente a montar toda a parte inferior do chassis, incluindo toda a suspensão, rodados e lagartas.
Enviar um comentário