terça-feira, 9 de junho de 2009

Regras de jogos de guerra - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O popular conjunto de regras Rapid Fire

A colecção de modelos na escala 1/72, para além do propósito de os expor, pode também dever-se à intenção de participar em jogos de guerra ou "wargames", para o que existe um sem número de variantes e versões, sendo umas pagas, normalmente mais sofisticadas e ilustradas, e outras gratuitas, que se podem descarregar da Internet.

Uma das coleções mais interessantes actualmente disponível encontra-se no "site" do Free Wargames Rules, onde é possível encontrar regras praticamente para todas as épocas, para níveis que vão desde o pelotão até ao exército e com graus de complexidade que vão desde a simplicidade que cabe num par de páginas até sistemas complexos contidos em centenas de folhas.

A escolha de um conjunto de regras pode, portanto, basear-se num sistema gratuito, de modo a que possa ser testado livremente sem encargos e destinado à época e ao nível orgânico pretendido, sendo que este último aspecto merece alguma reflexão.


Image Hosted by ImageShack
Skirmish Campaign da Grande Guerra

Tipicamente, mas com excepções, para pequenas unidades que vão até ao nível de companhia, é possível usar uma proporção directa, com uma figura ou modelo a corresponder a uma única unidade real, mas esta opção pode ter algumas implicações, como a dificuldade em integrar e utilizar de forma realistas armas ou equipamentos atribuidos a escalões superiores.

A solução mais habitual é usar uma regra de conversão, de modo a permitir que, por exemplo, uma trintena de figuras represente uma companhia e não um pelotão, podendo assim, com maior facilidade, atribuir seja o suporte típico desta unidade, seja aquelas que podem ser destacadas de um nível superior, como o de batalhão ou, em casos excepcionais, de regimento.

Por outro lado, a conversão da representação numérica, permite também fazer variar os alcances, sem que surjam automaticamente desproporções irrealistas, mantendo-se assim uma relação mais próxima entre a área representada por uma unidade, os alcances e o efeito das armas utilizadas.
Enviar um comentário