quarta-feira, 10 de junho de 2009

Regras de jogos de guerra - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma extensão do conjunto de regras Rapid Fire

Desta forma, mesmo com um número de efectivos reduzidos, que representam um número muito superior, torna-se fácil incluir todo um conjunto de meios apenas disponíveis a escalões superiores, os quais podem ir desde armas anti-carro a artilharia, passando, inclusivé, por apoio aéreo, quando previsto pelas regras.

Assim, com um mesmo número de figuras pode-se representar unidades de dimensão real completamente diferente, resultando também tácticas mais elaboradas, a realização de campanhas ou mesmo a inclusão de alguma logística, inclusão que, sendo trabalhosa, vem acrescentar uma nova dimensão ao jogo.

A escolha de regras deve, ainda, respeitar o espaço disponível para a área de jogo, bem como a disponibilidade económica dos participantes, dado que a maiores e mais variados efectivos corresponde um orçamento mais elevado e que poderá não estar ao dispor de todos, do que pode resultar a sua exclusão e a desagregação do grupo.


Image Hosted by ImageShack
Um conjunto de regras para a escala de 54mm ou 1/32

Obviamente, do aumento da complexidade resultam regras mais extensas, maior dificuldade de interpretação, jogos mais morosos, potencial aumento da conflitualidade perda de algum dinamismo, razão pela qual é necessário obter um equilíbrio entre o nível de detalhes e de realismo e a fluidez e facilidade do jogo.

É nossa ideia que se deve partir da análise da sequência de jogo, incluindo a fase de comando e controle, que acabam por determinar toda a filosofia do jogo, passando depois para os detalhes, que podem ser facilmente corrigidos, como tabelas, onde os ajustes ou adições podem ser experimentados e efectuados sem comprometer a estrutura básica e a sua coerência funcional.

Também será de preveligiar um conjunto de regras modular, expansível, que permita começar a jogar de forma rápida e simple e ir aumentando a complexidade e o rigor de forma progressiva, mantendo a coerência e facilitando a aprendizagem.
Enviar um comentário