sábado, 13 de junho de 2009

Sistemas auxiliares ao modelismo - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um árabe na escala 1/72

Todas as regulações são efectuadas através de um sistema de parafusos ou peças roscadas e porcas de orelhas, que necessitam de ser devidamente apertados, e mesmo reapertados periodicamente, para evitar surpresas desagradáveis em momentos mais críticos, sendo que pode valer a pena usar uma cola específica para evitar desapertos caso esta situação ocorra de forma recorrente.

Devemos, no entanto, alertar para alguma agressividade das pinças ou crocodilos, que podem facilmente danificar peças mais frágeis e riscar a pintura, pelo que se justifica isolá-las com um pouco de esponja, como a proveniente de revestimentos electrostáticos para equipamentos informáticos e, em casos extremos, desaparafusar a pinça e substituí-la por um modelo mais adequado.

Este sistema pode ainda ser complementado por uma lupa com ou sem foco de iluminação ou mesmo pela viseira que mencionamos anteriormente, de modo a obter uma melhor visão sobre o modelo em que se trabalha.


Image Hosted by ImageShack
Um conjunto de utensílios para modelismo

Existem inúmeros utensílios, alguns dos quais de utilidade duvidosa, outros redundantes, mas alguns, como os que apresentamos, são essenciais para obter sucesso em termos de modelos de dimensões reduzidas que necessitam de ser devidamente promenorizados.

Os preços deste equipamento simples, fácil de usar e que dispensa qualquer tipo de alimentação eléctrica é extremamente variável, indo desde os poucos euros nas lojas de ferramentas ou de electrónica até quantias várias vezes superiores se adquiridos nas lojas de modelismo, razão que justifica algum trabalho de pesquisa.

Em textos futuros, continuaremos a apresentar alguns dos equipamentos ou utensílios que nos têm vindo a ajudar a finalizar, com alguma rapidez, toda uma série de modelos que temos vindo a apresentar, para os quais contribuiram os sistemas e ferramentas que temos encontrado.
Enviar um comentário