quinta-feira, 30 de julho de 2009

Artilharia inglesa em acção


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Nesta imagem publicada na Ilustração Portugueza em 1915, reproduz-se uma peça de artilharia inglesa em acção contra os alemães durante os primeiros meses da Grande Guerra.

Na imagem pode-se ver uma peça de 18 libras, um dos modelos típicos nesta época, sendo este um exemplo do desenho mais comum adoptado pelos ingleses, com o reparo tubular, o escudo dobrável e o mecanismo recuperador montado em cima do tubo do canhão, conceitos que foram utilizados em peças de maior calibre.

Também é visível o caixão de munições, colocado do lado esquerdo da peça, mas não o armão, que seria deslocado para a rectaguarda juntamente com os cavalos e uma reserva, a qual dispunha de munições suplementares.

O uniforme dos artilheiros é o do início da Guerra, ainda antes da adopção do capacete e da máscara anti-gás, numa altura em que se verificava um certo rigor no fardamento, mesmo durante acções de combate, algo que se perderia parcialmente com o evoluir do conflito.

Os detalhes são excelentes, correspondendo aos de uma fotografia retocada, pelo que será da maior utilidade para todos quantos pretendam estudar o reproduzir a artilharia inglesa do início da 1ª Guerra Mundial.
Enviar um comentário