segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Cameron Highlanders" em combate


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Apesar ser algo duvidoso que os coloridos uniformes que incluiam a casaca vermelha e os tradicionais "kilts" fossem utilizados em combate, esta imagem de propaganda optou por descrever assim o uniforme dos "Cameron Highlanders".

A própria cena descrita, que versa a rendição de um grupo de soldados alemães, não prima pelo realismo, tendo uma manifesta intenção propagandística onde os militares que ainda se escondem no interior da habitação apontam para a cobardia do inimigo.

O moinho aponta para uma zona da Holanda, perto do princípio da Grande Guerra, sendo evidente algum desconhecimento a nível dos uniformes alemães, que surgem algo distantes da realidade

Tipicamente, os escoceses usavam "kilts", muitas vezes protegidos por um tecido em tons cinzentos ou castanhos, mas o resto do fardamento e equipamento era idêntico ao dos ingleses e da maioria das forças do Império Britânico, com pequenas diferenças a nível de insígnias.

Também os quépis ou boinas eram pouco usados em acção, muitas vezes sendo substituidos por equipamentos mais práticos, acabando mais tarde por dar lugar aos capacetes, que surgem em grande número a meio da Guerra.

As forças escocesas participaram em acções nos mais diversos teatros de operações ao longo de toda a Grande Guerra, distinguindo-se pela sua bravura e pelos uniformes que permitiam a sua fácil identificação, começando agora a surgir um novo interesse na sua reprodução à escala por parte de fabricantes de miniaturas, que vêm assim colmatar uma falha flagrante.
Enviar um comentário