sábado, 18 de julho de 2009

Artilharia inglesa em acção em 1915


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Com base numa foto, a qual foi devidamente colorida, com um ênfase muito especial nas cores mais vivas, esta imagem publicada em 1915 pela Ilustração Portugueza reproduz de forma particularmente fiel alguns artilheiros ingleses.

É de notar que este é um uniforme do início da Grande Guerra, ainda com as faixas vermelhas visíveis e sem capacetes, sendo de notar que estes militares não usam o casaco regulamentar, algo típico devido ao calor nas imediações de uma peça de artilharia quando a fazer fogo.

A peças parece ser um canhão de 13 libras, muito usado pelos britânicos durante toda a Guerra, e está posicionada num abrigo devidamente camuflado, oferecendo a protecção possível para uma arma posicionada perto da linha de frente e exposta ao fogo inimigo.

Detalhes como o sistema de pontaria e de abertura da culatra, bem como a munição nas mãos do artilheiro devem ser observados com atenção, bem como os pormenores do fardamento da equipagem, por ser muito típico de uma peça em acção.

Para quem pretenda reproduzir modelos de artilharia britânica do início da Grande Guerra ou mesmo conceber uma maquete, esta é uma imagem a ter em conta em termos de detalhes.
Enviar um comentário