sábado, 25 de julho de 2009

O auto-blindado "Mack"


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Entre as novidades que surgiram durante a Grande Guerra encontram-se os tanques e veículos blindados, sendo que estes últimos eram, em muitos casos, adaptações de modelos civis sobre os quais se instalavam blindagens e armamento.

Uma das primeiras tentativas americanas foi com base num Mack, então um reputado fabricante de camiões que fornecia as forças aliadas, recorrendo a um chassis com motor e transmissão sobre o qual foi improvisada uma blindagem, composta de placas rebitadas a uma estrutura, e adicionado algum armamento.

Tal como acontecia em diversos modelos contemporâneos, a Mack optou por colocar as metralhadoras em duas torretas descentradas, uma anterior e outra posterior, num esquema semlhante ao de alguns Austin ou Simplex então em produção em Inglaterra.

Efectivamente, o "Mack" não chegou a entrar em combate, tal como sucedeu com diversos projectos americanos nesta área, substituidos por modelos ingleses ou franceses ou mesmo pelo apoio directo das unidades blindadas destes países aliados, as quais possuiam uma muito maior experiência de combate.

No entanto, quer o "Mack", quer outros modelos em muito contribuiram para que a industria de armamento, sobretudo na área de produção de blindados, se desenvolvesse nos Estados Unidos e esta viesse a desempenhar um papel fundamental na 2ª Guerra Mundial.
Enviar um comentário