quarta-feira, 15 de julho de 2009

Serviços médicos ingleses em 1915


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada em 1915 na Ilustração Portugueza

As inúmeras baixas em combate sofridas por todos os exércitos envolvidos na Grande Guerra obrigou a um esforço no sentido de estabelecer serviços de assistência médica e de evacuação, bem como a instalação de hospitais na rectagarda.

Um sistema de evacuação através de macas transportadas manualmente e por veículos, pronto para entrar em acção imediatamente após o combate, permitiu salvar inúmeras vidas humanas, muitas das quais eram de militares inimigos, igualmente socorridos quando necessário.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza ilustra bem, embora de forma algo parcial, a assistência prestada pelos socorristas britânicos após a conquista de uma trincheira alemã, salientando que os cuidados são extensíveis aos inimigos feridos e capturados.

Estes militares ainda envergam os uniformes do início da guerra, sem máscaras anti-gás nem capacete, sendo visíveis os gorros em lã e os sobretudos, o que indicía que o combate terá ocorrido num dos meses frios.

Apesar de não ser uma foto, o nível de detalhes dos uniformes, superior ao de muitas fotografias da época e o rigor das ilustração, ajuda a perceber os detalhes dos uniformes e mesmo do cenário de guerra numa altura em que as trincheiras eram ainda relativamente pouco sofisticadas e a movimentação das diversas forças ainda ocorria com frequência.
Enviar um comentário