quinta-feira, 16 de julho de 2009

Soldados canadianos no Somme


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada em 1915 na Ilustração Portugueza

Imediatamente após o início da Grande Guerra, os territórios sob administração britânica mobilizaram forças militares, enviando substanciais reforços que chegaram de locais tão distintos como a Austrália e Nova Zelandia, a Índia ou o Canadá.

As forças canadianas enviadas para a Europa eram de aparência muito semelhante às britânicas, partilhando fardamento, equipamento e armamento, sendo apenas distinguíveis por algumas insígnias específicas.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza representa militares canadianos durante um ataque realizado no Somme contra posições alemãs em 1916, razão pela qual a sua aparência é bastante distinta dos ingleses em 1914 e 1915.

Se os canadianos estão correctamente reproduzidos em todos os aspectos, incluindo o equipamento variado, que já inclui o capacete, ou o armamento, os alemães surgem com alguns detalhes pouco verosímeis em tropas em combate, como o uso de bonés destinados a outros serviços.

No entanto, para quem pretenda reproduzir militares canadianos, ou mesmo ingleses, a ilustração é de grande interessa devido aos numerosos detalhes que é possível apreciar.
Enviar um comentário