quarta-feira, 22 de julho de 2009

Soldados ingleses em combate


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Nesta imagem publicada em 1915 na Ilustração Portugueza descreve-se um assalto realizado por soldados ingleses, comandados por um oficial, envergando o uniforme do início da Grande Guerra.

Nesta altura, as posições defensivas eram muito menos sofisticadas do que as construidas nos períodos intermédios e final, mas, não obstante, um assalto frontal era sinónimo de pesadas baixas e, na maior parte dos casos, resultava num costoso insucesso.

Observando a imagem, é perceptível que as tácticas de assalto inicialmente desenvolvidas pelos alemães e mais tarde adoptadas por outros beligerantes ainda não eram utilizadas nesta época, facto que se verifica facilmente pela elevada concentração destes militares ingleses que serão um alvo fácil para as devastadoras metralhadoras alemãs.

Lamentavelmente, este tipo de táctica perdurou bastante mais do que o equipamento do início da Guerra e foi responsável por baixas catastróficas em numerosas batalhas, como no Somme ou em Verdun, onde os assaltos frontais, mesmo depois de uma intensa barragem de artilharia custaram milhares de mortos entre os atacantes.
Enviar um comentário