segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Artilharia inglesa em acção em 1914


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Apesar de ser duvidoso que a cena retrate a realidade, esta ilustração publicada em 1915 pela Ilustração Portugueza merece uma atenção especial por reproduzir algumas das peças e armões utilizadas pelos ingleses no início da Grande Guerra.

Os uniformes vermelhos, que caracterizaram as forças inglesas ao longo de séculos, já não eram utilizados salvo em cerimónias, pelo que incluí-los numa cena de combate não parece ser realista, mas o facto é que esta imagem tem objectivos manifestamente propagandísticos que visam enaltecer o heroismos da artilharia britânica.

Excluindo a cor dos uniformes, que devia ser acastanhada, quer os canhões, quer o restante equipamento está descrito de forma realista e facilmente serve de base para a elaboração de uma maqueta, podendo-se usar as peças de 18 libras da Emhar e os artilheiros que guarnecem a versão americana do MLE 1897, recentemente disponibilizado pela HaT.

Ao longo de toda a Guerra, mas sobretudo nos anos iniciais, era comum este tipo de representação, muito popular nas publicações inglesas e amplamente reproduzidas entre os países aliados, as quais substituiam fotos difíceis de obter por envolverem um perigo que poria em risco o autor.
Enviar um comentário