quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Carga de cossacos em 1914


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Os cossacos, originários de diversas províncias do Sul da Rússia, pelo seu exotismo e por serem etnicamente diferenciados de outros combatentes, atraiam atenções por parte de jornalistas e ilustradores, algo fascinados pelos vistosos uniformes e pelas tradições de povos que mantinham características muito proprias.

No início da Grande Guerra ainda se podia assistir a algumas cargas de cavalaria, sendo que na frente Oriental esta continuou a desempenhar um papel que se perdeu inexoravelmente onde as trincheiras e a imobilidade a impediram de combater montada.

Em contrapartida, nas extensas zonas abertas existentes na Rússia e na Europa de Leste, a cavalaria continuou a ser utilizada em diversas missões, mas o papel acabou por se aproximar mais de infantaria montada, desmontando antes de enfrentar o inimigo com armas de fogo, do que numa carga convencional.

Sendo provenientes de diversas tribos, com hábitos diferenciados, os cossacos não tinham a uniformidade de outras forças, mesmo sendo unidades regulares do exército russo onde desempenhavam, sobretudo, missões de reconhecimento, flagelação ou perseguição, sem nunca deixar de efectuar cargas contra inimigos desorganizados ou enfraquecidos.

A ilustração representa exactamente uma carga, com lanças, sobre o que parece ser uma coluna de artilharia ou de abastecimentos que se encontra em terreno aberto e sem abrigos que permitam uma defesa eficaz contra a cavalaria lançada a galope.
Enviar um comentário