domingo, 23 de agosto de 2009

Land Rover Serie 3 SWB da Monogram - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Serie 3 SWB da Monogram na escala 1/24

Apesar de não ser na escala 1/72, o modelo de Land Rover Serie 3 88" ou SWB lançado pela Monogram, por ser raro e reproduzir um veículo que nos é particularmente querido, merece aqui ser apresentado por ser o único "kit" em plástico numa escala superior à 1/43 deste veículo.

Este "kit" já é antigo, originário dos anos oitenta e encontra-se actualmente fora de producção, pelo que apenas pode ser encontrado junto de colecionadores, que já não o pretendam conservar, ou no EBay, onde adquirimos este exemplar, mas alertamos que, pela sua raridade, pode não ser fácil de encontrar ou atingir valores elevados.

A Monogram optou pela versão com capota rígida e incluiu alguns detalhes, como os pneus largos montados nas jantes Sunrasya 8x15 e um conjunto de decalques, que eram comuns em algumas versões não europeias, reproduzindo um modelo que foi comercializado na Austrália e Estados Unidos como veículo recreacional.


Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Serie 3 SWB da Monogram na escala 1/24

Este é um "kit" convencional, com um grau de complexidade médio para quem tenha alguma experiência na montagem de modelos de automóveis em plástico, mas não oferece dificuldades de maior par além da pintura das peças da carroçaria.

Optamos por separar o modelo em três blocos essenciais, sendo um o da carroçaria e peças relacionadas, como portas ou o capot, o tejadilho rígido, e o chassis, que inclui toda a parte da suspensão, motor e demais orgãos mecânicos, começando a pintura e montagem por este último conjunto.

Os Serie tinham, tipicamente, toda a parte inferior em negro, com diversos graus de brilho, mas que, tendencialmente, acabavam num tom fosco, com alguma mistura de ferrugem e de pó, o que resultava numa superfície pouco defenida e sem brilho.
Enviar um comentário