sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Metralhadoras francesas a caminho da frente


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

O aspecto das deslocações ou movimentações de tropas ou equipamentos tende a ser menos estudado e observado do que as acções de combate, sendo tal patente em termos de informação e da própria reprodução em termos de miniaturas.

Na fotografia que a Ilustração Portugueza publicou em 1915 é possível ver forças francesas a caminho da frente, numa coluna que inclui metralhadoras acomodadas sobre pequenos armões que são rebocados por um único cavalo ou mula.

A metralhadora, que pode ser uma Hochkiss, encontra-se completamente envolta numa lona protectora, facto comum em trânsito, enquanto os soldados que acompanham as armas envergam os uniformes do início da Grande Guerra.

Para os modelistas e praticantes de jogos de guerra, obter armões, caixões de artilharia e trens ou animais de tiro adequados é normalmente uma tarefa complexa, com os fabricantes a optarem sistematicamente por poses de combate e pelas armas em posição de tiro, esquecendo situações comuns e essenciais, como as deslocações.

Esta fotografia serve para ilustrar uma situação comum e permite, com alguma facilidade reproduzir o trem de uma metralhadora, ao qual pode ser adicionado uma ou mais figuras numa pose de marcha.
Enviar um comentário