sábado, 29 de agosto de 2009

Soldados alemães na retaguarda


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Não é muito comum em publicações de países conotados com os Aliados a presença de fotografias de militares alemães na rectaguarda, em atitudes descontraidas que, de certa forma, os humanizam.

Publicada na Ilustração Portugueza em 1915, pouco depois do início da Grande Guerra, esta foto de militares alemães num abrigo, manifestamente descontraidos e desempenhando tarefas do dia a dia em nada relacionadas com combates, é rara e mereceu a sua publicação.

Os uniformes são típicos do início da guerra, sendo visíveis quer os capacetes usados nesta época, quer o boné usado na rectaguarda, sendo também de notar que o abrigo é francamente menos sofisticado do que em anos subsquentes.

Numa imagem em que não são visíveis quaisquer armas, um detalhe interessante é a presença da cabra que pode servir para fornecer algum leite, algo que normalmente faltava na alimentação dos militares alemães, muito baseada em enlatados e produtos de conserva, onde os frescos eram bastante raros, com consequências a nível da saúde das tropas.

Esta foto ajuda a recriar o ambiente que se vivia na rectaguarda, numa altura em que a maioria dos militares ainda acreditava numa vitória rápida e no regresso a casa nos próximos meses, algo que a História acabou por desmentir com as consequências trágicas que são por todos conhecidas.
Enviar um comentário