sábado, 22 de agosto de 2009

Soldados franceses durante um assalto


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

No início da Grande Guerra ainda se verificaram alguns ataques com baioneta, normalmente com escassos resultados e grande baixas, algo particularmente sentido pelas forças francesas que enfrentavam unidades alemãs cuja dotação de metralhadoras era superior à sua.

O uso da baioneta e as baixas causadas por esta foram, efectivamente de tal forma diminutas quando comparadas com as causadas pela artilharia e pelas armas de fogo, que a as estatísticas britânicas acabaram por incluí-las em conjunto com as causadas por acidentes, o que ilustra a sua fraca expressão.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza em 1915 reproduz uma carga da infantaria francesa que avança de baioneta em riste contra posições alemãs na Champagne, evocando tácticas que datavam de conflitos anteriores e cuja eficácia na 1ª Guerra Mundial era muito escassa.

Os uniformes destes militares são, naturalmente, os do início da guerra, com o oficial a brandir uma espada, algo que rapidamente deixou de suceder como forma de evitar baixas selectivas, por serem facilmente identificáveis pelos inimigos.

Os detalhes dos uniformes são bem visíveis, podendo auxiliar os modelistas a reproduzí-los e a compor cenas realistas, baseadas em informações da altura que, mesmo podendo não retratar um acontecimento específico, ilustra uma triste realidade.
Enviar um comentário