segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Soldados ingleses em Ypres


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

A Grande Guerra assistiu ao regresso da utilização em força de gases asfixiantes, algo que foi utilizado na Antiguidade, recorrendo a compostos á base de enxofre, após o que este tipo de arma ficou esquecido durante séculos.

Foi, portanto, com surpresa e sem qalquer preparação que os Aliados sofreram os primeiros ataques alemães apoiados por gases tóxicos, resultando em diversas derrotas e baixas pesadas, como as que se verificaram em Ypres.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza reproduz o encontro entre soldados ingleses continentais e coloniais, aparentemente indianos, após o que é descrito como um recontro vitorioso contra os alemães, algo que, sendo pontual, em pouco alterou o curso desta batalha.

Os uniformes britânicos são típicos do início da 1ª Guerra Mundial, sendo evidente que ainda não possuem nem capacete, nem a máscara anti-gás, que brevemente se tornou essencial e foi distribuida aos combatentes das várias forças envolvidas em combate e mesmo nos serviços de rectaguarda que ficassem ao alcance do fogo inimigo.

Em conjunto com outras ilustrações previamente publicadas, é possível obter uma descrição interessante e precisa dos uniformes e equipamentos utilizados por diversas nacões, sobretudo pelos ingleses, durante o período inicial da 1ª Guerra Mundial, contribuindo assim para a sua reprodução em miniatura.
Enviar um comentário