quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Soldados ingleses nos Camarões


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

A Grande Guerra fora da Europa tem sido relativamente ignorada, com algumas frentes mais remotas a serem quase esquecidas, se exceptuarmos algumas acções mais memoráveis ou campanhas das quais se tiraram ensinamentos.

No entanto, durante praticamente toda a duração da 1ª Guerra Mundial, e mesmo após o termo desta na Europa, os confrontos entre forças aliadas e alemãs tiveram importância estratégica e mobilizaram meios importantes que, de outra forma, seriam utilizados noutras frentes.

As campanhas aliadas em África, onde enfrentaram as tropas alemãs de Von Lettow-Vorbeck e os seus alidados indígenas, na sua maioria "askaris", pautaram-se sobretudo pelo insucesso, não obstante uma esmagadora vantagem numérica e de material.

Por esta razão, estas campanhas tendem a ser algo ignoradas, mas no início da Guerra, quando ainda havia a ilusão de uma vitória fácil, surgiram ilustrações de tropas coloniais inglesas e de outras nacionalidades, com os típicos uniformes e capacetes coloniais que eram característica comum neste teatro de operações.

Na imagem, soldados ingleses com capacetes coloniais, calções e equipamento típico para zonas tropicais destroem uma linha férrea utilizada pelos alemães, situação pouco comum já que a maioria das acções de guerilha ou sabotagem eram da responsabilidade das forças alemães.

Ultimamente, tem-se assistido a um crescente interesse pelas acções militares que decorreram fora da Europa durante a 1ª Guerra Mundial, esperando-se um aumento do número de publicações e de miniaturas que reproduzam estas campanhas.
Enviar um comentário