domingo, 9 de agosto de 2009

Soldados ingleses num assalto a uma posição inimiga


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

No início da Grande Guerra, num período em que se verificavam avanços e recuos, os assaltos directos a trincheiras inimigas recorrendo ao lançamento de granadas de mão ainda era uma prática comum que a eficácia dos meios de defesa rapidamente desaconselhou.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza e original do "The Sphere", reproduz um desses ataques, com soldados ingleses a correr para uma trincheira alemã, na qual se podem ver soldados guarnecendo uma metralhadora, lançando granadas e sofrendo baixas.

São detalhes interessantes o gorro do soldado em primeiro plano, bem como o modelo de granada utilizado, com um longo suporte que permite um lançamento a maior distância, bem como o saco de transporte.

Também os detalhes dos uniformes e da Lee Enfield são de excelente qualidade, algo que não se pode dizer da cena em sí e das linhas de arame farpado, demasiado baixas para serem eficazes ou mesmo a distância que medeia até às trincheiras alemãs parecer insignificante e inadequada como protecção contra o lançamento de granadas de mão.

No entanto, para além de algumas eventuais falhas, esta ilustração permite apreciar vários aspectos dos uniformes ingleses no início da 1ª Guerra Mundial e ajuda os modelistas a reproduzí-los tão aproximadamente quanto possível.
Enviar um comentário