quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Soldados sérvios em 1914


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Os combates nas frentes oriental, nos Balcãs ou em Itália, não obstante a sua importância em termos estratégicos, nunca mereceram por parte das publicações da época a mesma atenção que a sempre presente situação na frente ocidental.

No entanto, ao longo de anos, as Potências Centrais, com especial destaque para a Áustria, combateram diversos inimigos, entre eles os quase esquecidos Sérvios, que mantiveram uma luta prolongada contra adversários numericamente superiores até que foram derrotados pelo exército Austro-Húngaro.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza reproduz um combate nos quais militares sérvios enfrentam os seus inimigos austríacos, sendo possível observar alguns detalhes dos uniformes destes exércitos no início do conflito, antes da derrota da Sérvia e reagrupamento dos sobreviventes na Ilha de Corfu, onde os uniformes passaram a ser de origem britânica ou francesa.

A partir desta reorganização do que restou das forças sérvias, o típico uniforme de 1908, bem como o armamento e equipamento, por questões de compatibilidade, deu origem a modelos que em pouco diferenciavam estes combatentes dos de outras nacionalidades.

Só recentemente começaram a surgir modelos utilizáveis nestas frentes pouco conhecidas mas que mobilizaram milhões de militares e acabaram por ter um peso decisivo no desfecho da Guerra
Enviar um comentário