quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Trincheiras duplas da Conflix - 4ª parte


Image Hosted by ImageShack
Infantaria francesa da HaT sobre as trincheiras da Conflix

Este texto, e outros que se seguirão, destinam-se essencialment a apresentar fotos de diversos modelos do período da Grande Guerra sobre as trincheiras da Conflix.

Lembramos que estas trincheiras se destinam a modelos na escala de 25 ou 28mm, pelo que parecem mais largas e profundas do que seriam na realidade, mas o facto é que nos períodos finais da 1ª Guerra Mundial, sobretudo os alemães construiram trincheiras mais largas, de modo a não serem facilmente ultrapassadas pelos carros de combate inimigos.

Assim, a largura da trincheira ajusta-se sem problemas sobretudo ao período final da Grande Guerra, podendo a profundidade ser compensada por estrados que podem não passar de vedações a imitar madeira e que podem ser facilmente adquiridas em lojas de modelismo ferroviário.


Image Hosted by ImageShack
Um Whippet e escoceses da HaT sobre as trincheiras da Conflix

A largura das trincheiras ronda os 35mm, mas por razões que se prendem com as curvas será adquado que as plataformas rondem os 30mm, sendo de equacionar elevá-las a perto de 5mm acima do fundo, de modo a que as figuras de 20mm fiquem correctamente posicionadas.

Sugerimos, portanto, que se usem estas paliçadas que simulam pranchas de madeira, sobre um espaçador que dê a altura adequada, caso pretendam que as figuras fiquem mais elevadas no interior da trincheira, algo essencial quando se trata de metralhadoras ou outras armas assentes num tripé de altura reduzida.

As potencialidades desta e de outras bases dependem, obviamente, da imaginação de cada um e dos modelos disponíveis, pelo que consideramos que a sua aquisição é plenamente justificada.
Enviar um comentário