terça-feira, 18 de agosto de 2009

Veículo blindado francês em combate


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

A inclusão de veículos blindados nas forças militares de diversos países, num altura em que o veículo automóvel era ainda uma novidade, obviamente atraiu a atenção de jornalistas e ilustradores, os quais apresentaram os modelos existentes nas páginas de jornais e revistas.

Se bem que o número de veículos blindados no início da Grande Guerra fosse muito reduzido e as suas acções fossem essencialmente a nível de reconhecimento, aquilo que então era considerado um prodígio mecânico via-lhe ser atribuido uma capacidae bélica muito superior à sua real valia.

Na imagem publicada na Ilustração Portugueza em 1915 pode-se ver a reprodução de um hipotético combate entre a infantaria alemã e um veículo blindado francês, que resiste apesar de crivado de projécteis.

Apesar de não reproduzir um modelo exacto, este é um exemplo da visão da época, quando ainda se acreditava que a guerra ia terminar com alguma rapidez graças à evolução do armamento e às novas tácticas introduzidas.

Só quando os carros de combate apareceram em números significativos, as reais capacidades dos veículos blindados se revelou e acabou por demonstrar que, devidamente utilizados e apoiados, eram capazes de decidir batalhas e acabar com um longo período em que a frente permaneceu quase imóvel.
Enviar um comentário