quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Canhão Krupp sobre carris


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

O fascínio dos grandes canhões era evidente nos anos que antecederam a Grande Guerra, fruto em parte do papel decisivo que estes tiveram durante a Guerra Franco Prussiana, onde as peças de artilharia germânicas esmagaram as defesas francesas.

Entre os canhões utilizados pelos alemães encontravam-se os modelos de concepção e fabrico Krupp, que se destacaram pela excelente qualidade e eficácia, do que resultaram a venda para diversos países e muitas cópias construidas sob licença.

Os maiores modelos, com montagem fixa, em fortificações, ou móvel, normalmente em reparos rodoviários, mereciam uma especial atenção por parte de militares e público em geral, tendo local de destaque em feiras e exposições internacionais que se realizavam com frequência nos primeiros anos do século XX.

Este modelo ferroviário Krupp, cuja fotografia foi publicada na Ilustração Portugueza, é exemplo das peças de grande calibre que na altura se construiam, em muitos casos antecipando um conflito que para muitos era inevitável após o rearranjo do mapa europeu ocorrido ao longo do século XIX.
Enviar um comentário