terça-feira, 8 de setembro de 2009

Coluna alemã em marcha em 1914


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

O início da Grande Guerra assistiu a numerosas deslocações de exércitos que efecturaram diversas manobras no sentido de flanquear o inimigo, tendo, finalmente a frente estabilizado ao longo das linhas de trincheiras que atravessavam a Europa.

Seja no período inicial da guerra, com exércitos completos em marcha, seja por razões tácticas ou logísticas, envolvendo menos efectivos, a movimentação de unidades foi uma constante, sendo que na maior parte dos casos quando perto da frente era efectuada a pé, em coluna de marcha.

A fotografia publicada pela Ilustração Portugueza em 1915 ilustra uma dessas deslocações, podendo-se ver uma unidade alemã em transito, numa formação dispersa que visa apenas manter alguma coerencia.

Os uniformes são os típicos do início da 1ª Guerra Mundial, sendo perceptível que a deslocação se efectua ao longo de uma via férrea e visível uma coluna logística, com diversos veículos de tracção animal e alguns cavaleiros que poderão ser oficiais.

Extremamente necessários, estes carros de tracção animal são difíceis de obter nas quantidades e ao preço adequado por parte dos modelistas e praticantes de jogos de guerra, que se vêm assim privados de um importante componente presente nos vários exércitos envolvidos no conflito.
Enviar um comentário