quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Combate entre russos e alemães


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

O combate na frente Leste, sobretudo no Inverno, quando as condições climáticas eram mais difíceis e dificultavam substancialmente a visibilidade, permitia tácticas de infiltração e combate corpo a corpo que criavam sérias dificuldades aos defensores.

Na imagem publicada na Ilustração Portugueza em 1915, podemos ver a representação de um desses ataques, no qual forças russas se apoderam de uma trincheira alemã, causando severas baixas no inimigo, não obstante esta estar defendido por metralhadoras pesadas.

Os confrontos entre russos e alemães, seja estrategicamente, seja tacticamente, seja mesmo através da comparação do número de baixas, tendia a ser favorável a estes últimos, melhor preparados e treinados, mas os meses de Inverno podiam, pelo menos temporariamente, inverter a situação.

Os militares russos, para além de mais habituados, muitas vezes encontravam-se melhor equipados para enfrentar o frio e a neve, tirando partido destes elementos para obter vantagem ou mesmo como forma de suportar ofensivas a nível de exército, algo que já acontecera em conflitos anteriores e se repetiu na 2ª Guerra Mundial.
Enviar um comentário