domingo, 13 de setembro de 2009

Combate entre russos e austríacos


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Os combates entre a Áustria e a Rússia prolongaram-se até à rendição desta última nação, que ocorreu após a Revolução de Outubro e a desagregação do exército, dividido em facções e empenhado na Guerra Civil que terminou com a vitória dos Bolcheviques.

No entanto, ao longo de quatro anos, os exércitos russo e austríaco enfrentaram-se, muitas vezes em condições extremamente difíceis, sobretudo nas estepes durante os longos meses de Inverno.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza reproduz um desses confrontos, onde cavaleiros russos, provavelmente Cossacos, combatem a infantaria austríaca numa adas inúmeras escaramuças que ocorriam continuamente.

Mesmo que se possa duvidar da cena, os uniformes estão correctamente reproduzidos, sendo de destacar o volumosos equipamento de Inverno dos russos, melhor preparados para o clima agreste das estepes, mas também os detalhes dos uniformes austríacos, que na altura ainda eram os do iníco da Grande Guerra.

Esquecidos durante anos pelos historiadores ocidentais, os combates a Leste envolveram efectivos numericamente muito elevados e condicionaram toda a 1ª Guerra Mundial até que a Revolução de Outubro, largamente instigada e apoiada pelos alemães, resultou num armistício a que se seguiu uma nova e breve guerra que terminou com a rendição russa.
Enviar um comentário