quarta-feira, 2 de setembro de 2009

General Joffre com soldados franceses


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

A foto, publicada em 1915 pela Ilustração Portugueza, apresenta os militares com uniformes de Inverno, sobretudo evidente nos capotes dos oficiais, que possuiam um corte muito diferente do utilizado por outros exércitos, destacando-se a capa que cai sobre os ombros.

Também é de notar que os quépis dos oficiais, que ostentam as insígnias de posto correspondentes à respectiva patente, algo que continua a acontecer no exército francês, mas é pouco comum noutras nações.

Os uniformes dos soldados ainda é o típico do início da Grande Guerra, antes de o capacete "Adrian" substituir o quépi, estando em destaque a longa e mediocre espingarda Lebel, uma arma francamente inferior à Lee Enfield inglesa e à Mauser alemã.

O general Joffre foi, indiscutivelmente, um dos mais conhecidos comandantes militares do exército francês, tendo desempenhado um papel decisivo para travar o plano Schlieffen, que orientava o rápido avanço alemão em direcção a Paris.

As pesadas baixas francesas em Verdun e posteriomente no Somme resultaram na sua substituição pelo general Neville, mas o prestígio de Joseph Joffre manteve-se inatacado, continuando como um dos mais populares comandantes francesas da 1ª Guerra Mundial.
Enviar um comentário