sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Soldado inglês de sentinela


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

O uniforme das sentinelas em serviço estático tendia a apresentar algumas diferenças relativamente aos restantes militares, favorecendo a protecção com os elementos e por vezes mesmo contra o fogo inimigo, mesmo que sacrificando alguma mobilidade.

Na fotografia de uma sentinela inglesa publicada em 1915 na Ilustração Portugueza é visível o sobretudo usado pelas forças britânicas e as cartucheiras em bandoleira, pouco frequentes em acção, se exceptuarmos a cavalaria.

O restante equipamento do soldado é típico do início da guerra, com o boné em vez do capacete, sem máscara anti-gás e com um modelo de cartucheiras que seria brevemente substituido por versões mais recentes.

A guarita encontra-se de tal forma coberta de vegetação, desempenhando funções de camuflagem que parecem pouco eficazes, dado a mesma estar instalada numa zona algo descampada e recortar-se contra o horizonte, pelo que nem nos conseguimos aperceber se estamos diante de uma improvisação ou de um modelo mais padronizado.

Esta foto da época pode ajudar os modelistas a reproduzir mais fielmente a realidade, que muitas vezes destoa de imagens mais estereotipadas incluidas em livros, os quais se fixam nas regulamentações e planos de uniformes e esquecem muitas vezes a improvisação sempre presente num teatro de operações.
Enviar um comentário