domingo, 6 de setembro de 2009

Soldados russos na abertura de uma estrada


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Muito esquecida pelos historiadores, a guerra na frente Oriental, onde alemães e austro-húngaros enfrentavam numerosos adversários, entre os quais as forças russas, teve uma importância decisiva não apenas no desfecho da Grande Guerra, mas na Europa que dela saiu e no advento da União Soviética.

O clima na frente Oriental, com temperaturas extremas teve, como sempre, um papel decisivo, tal como o teve as enormes distâncias a percorrer e os problemas logísticos decorrentes de uma frente que tinha largos milhares de quilómetros e que não era defendida por linhas contínuas.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza reproduz a dureza deste frente, onde não eram apenas os combates a fazer vítimas, apresentando um conjunto de militares russos a abrir passagem para a artilharia.

Os gorros em pele, tipo "papashka", muito usados por alguns povos do Cáucaso, os longos sobretudos, que eram semelhantes aos usados na época da invasão napoleónica, e as botas altas, distribuidas em tamanhos superiores aos habituais de modo a poderem ser enchidas de palha, dando assim um melhor isolamento aos pés.

Esta podia ser identificada como uma unidade de cossacos, com artilharia ligeira montada, mas a correcta determinação do tipo e origem é difícil, pelo que optamos por considerar como uma bateria genérica durante o Inverno.
Enviar um comentário