quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma pequena força da Guerra dos 30 Anos


Image Hosted by ImageShack
Algumas figuras da Revell, incluindo infantaria e cavalaria

Com base nas figuras da infantaria Imperial e da cavalaria Sueca, às quais adicionamos mais um conjunto de figuras apeadas, podemos dispor de uma pequena força adequada à participação nos inúmeros conflitos que ocorreram na Europa durante o século XVII.

O século XVII foi interessante em termos de história militar dado assistir-se a uma evolução do predomínio das armas brancas para as de fogo, coexistindo as mesmas, de forma a apoiarem-se mutuamente, ao longo de um largo período de tempo.

A infantaria era composta, essencialmente de piqueiros e mosqueteiros, assumindo os primeiros uma postura eminentemente defensiva, usando os piques para formar uma parede difícil de penetrar por parte do inimigo, enquanto os mosqueteiros, devidamente protegidos, faziam fogo contra os alvos que estivessem dentro do reduzido alcande dos seus mosquetes.


Image Hosted by ImageShack
Algumas figuras da Revell, incluindo infantaria e cavalaria

Se bem que estas figuras, tais como a artilharia Imperial e a infantaria Sueca, estejam fora de produção por parte da Revell, existem cópias piratas feitas pela Mars, pelo que, embora a aquisição de modelos nestas condições seja eticamente discutível, continuam a estar disponíveis no mercado e a um preço aceitável.

Como complemento destas figuras, sejam produzidas pela Revell, sejam as cópias da Mars, existem os quatro conjuntos da "A Call to Arms" e mesmo os mosqueteiros a pé e a cavalo da German, que se integram perfeitamente e adicionam maior variedade, a qual será aumentada pela variedade de esquemas de pintura possíveis.

Este período, durante o qual Portugal travou a longa Guerra da Restauração da Independência bem justifica uma maior atenção por parte dos fabricantes, sendo que tal só não acontece porque o mesmo conjunto de figuras pode representar diversas nacionalidades, reduzindo assim as possibilidades de uma produção mais variada.
Enviar um comentário