sábado, 17 de outubro de 2009

Gravador de superfícies


Image Hosted by ImageShack
O gravador adquirido no EBay

Por vezes pode ser necessário gravar superfícies de modelos com alguma precisão, como para adicionar linhas, uma grelha ou, simplesmente, um aspecto diferente, como o resultante de danos.

Um sistema de gravação eléctrico pode ser adquirido em 2ª mão no EBay ou noutros leilões ou lojas "on-line" por um valor que andará pelas duas dezenas de euros, podendo ainda ser utilizado para outros fins, que não os lúdicos.

Basicamente, um gravador acaba por ser semelhante a um sistema de percussão, como o utilizado nos berbequins eléctricos, mas sem o movimento de rotação e com uma frequência de batidas superior, a qual irá desbastando o material a gravar.


Image Hosted by ImageShack
Alguns dis escantilhões usados

Salvo para situações de mão livre, o gravador pode ser utilizado em conjunto com outros utensílios, como uma régua ou escantilhões com o desenho de letras, preferencialmente metálicos, havendo no mercado um sem número de opções disponíveis.

Em termos de uso mais livre, o gravador pode ser utilizado em materiais como o "pladur", desbastando a superfície, de forma a criar novos tipos de relevos mais trabalhados.

Este é um utensílio que, não sendo daqueles que consideramos essenciais, será vantajoso possuir, sobretudo se adquirido a um baixo preço, dado poder ser utilizado numa multiplicidade de situações.
Enviar um comentário