quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mais alguns militares portugueses em África


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Na sequência do texto anterior, apresentamos mais uma foto publicada em 1915 pela Ilustração Portuguesa onde são retratados alguns militares portugueses em serviço nas então colónias, concretamente em Moçambique.

A mescla de uniformes é semelhante ao da foto anterior, mas existe uma particularidade para a qual queremos chamar a atenção dos nossos leitores.

De entre os militares desta foto, chamamos a atenção para o chapéu de aba levantada típico da polícia montada local e que, aliado à cor e corte do uniforme, era demasiado semelhante em aparência ao usado pelos alemães que operavam na mesma área.

Das fotos que conhecemos, as colunas de polícia a cavalo são demasiado parecidas com as alemãs, sem que houvesse um esforço por parte das autoridades para alterar uma situação que facilmente levava a surpresas desagradáveis de ambas as partes.

O uso de forças policiais, compostas por europeus que há muito residiam em África, em acções militares, seja como guias, seja como combatentes era comum e estas unidades, apesar de pouco numerosas e equipadas sobretudo para missões policiais, revelaram-se como das mais eficazes de que Portugal dispunha em África.
Enviar um comentário