domingo, 11 de outubro de 2009

Pladur em cenários - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um cenário feito em pladur

O "pladur" é um material de construção destinado a isolamentos ou a construir paredes falsas, tendo uma consistência semelhante à de um gesso reforçado, o qual pode ser trabalhado com goivas ou uma simples chave de fendas.

Dado que se destina a ser usado em construções civis, este é um material relativamente barato, de fácil utilização, mas algo pesado e que pode não ser fácil encontrar em quantidades pequenas, mas que tem uma relação preço/qualidade interessante.

Normalmente o "pladur" é vendido em blocos semelhantes ao de tijolos, rectangulares ou quadrados, com os quais se fazem paredes, sendo esta uma boa base de trabalho para quem pretende usá-los em pequenos cenários.


Image Hosted by ImageShack
Um cenário feito em pladur

Outra vantagem do "pladur" é a resistência à humidade, podendo ser pintado com tintas vulgares, colado com qualquer cola, que vai desde cola branca à de contacto e submetido a muitos produtos químicos ou colocado em ambientes adversos sem detrioração visível.

Os blocos de que dispomos têm largas dezenas de anos, foram armazenados em locais humidos após uma camada de tinta aplicada em "spray" e um verniz fixador, mas podem ainda ser trabalhados usados sem problemas,

Trabalhar o "pladur" implica métodos muito semelhantes aos utilizados num bloco de gesso, partindo de uma superfície regular que vai sendo desbastada com goivas, chaves de fendas ou qualquer utensílio metálico de modo a dar o acabamento irregular pretendido.
Enviar um comentário