quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pladur em cenários - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Figura na escala 1/32 no cenário feito em pladur

Neste exemplo recorremos a pequenos blocos de "pladur" dos quais fomos sucessivamente removendo material, de modo a obter por um lado uma plataforma onde expor um modelo e por outro uma superfície irregular, separadas pelo que pode representar o leito de um pequeno rio.

Usamos para remover os bocados de maiores dimensões uma velha goiva, complementando o trabalhos com chaves de fendas, com as quais é possível efectuar cortes mais lineares e um desenho mais preciso.

Optamos por deixar no fundo a espessura mínima de dois centímetros, de modo a que haja alguma solidez, após o que usamos um "spray" que imita pedra, adquirido numa loja de materiais artísticos, e um fixador que ao misturar-se com o material, lhe confere uma dureza adequada.


Image Hosted by ImageShack
Figura da Airfix na escala 1/32 no cenário feito em pladur

Nas zonas não cobertas por este acabamento, ou do qual este foi posteriormente removido, usamos uma pintura em tons de amarelado, sobre a qual usamos cola branca que polvilhamos com uma mistura de pó, relva electrostática e pequenas pedras, dando assim o aspecto de um terreno semi-abandonado.

No fundo do leito do curso de água usamos uma mistura de verde e azul, que foi envernizada com uma camada espessa de verniz brilhante, sobre o qual deitamos alguns restos de erva, de modo a simular vegetação arrastada pela corrente.

Finalizamos colando em redor uma pequena tira de plástico que proteja a parte inferior do cenário e adicionamos no parte inferior um papel autocolante aveludado, que proteja as superfícies na qual esta maquete seja colocada, evitando assim riscos em móveis.
Enviar um comentário