segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Regras de jogos de guerra em português


Image Hosted by ImageShack
Uma foto de jogos de guerra do blog de Victor Amorim

Apesar de apenas conhecidas por um grupo restrito de utilizadores, há muito que existem conjuntos de regras de jogos de guerra originais, não traduções, integralmente escritas em português e abrangendo diversas épocas.

O nome Victor Amorim será dos mais conhecidos entre os praticantes de jogos de guerra em Portugal e o conjunto de regras que tem reescrito ao longo de décadas de prática merece um destaque especial sobretudo devido à filosofia de jogo que encerra.

Desde há muito que consideramos a filosofia de jogo, que implica sobretudo uma área conceptual e a sequência das jogadas muito mais importante do que as tabelas, as quais podem ser facilmente ajustadas ou corrigidas.


Image Hosted by ImageShack
Uma foto de jogos de guerra do blog de Victor Amorim

Estas regras existem para diversos períodos, incluindo as populares eras naopleónica, a 2ª Guerra Mundial e a actualidade, com adaptações para diversas escalas, que incluem o popular 1/72 ou 1/76, mas também a 1/300, que possibilita níveis de comando muito superior.

Acresce ainda a existência de estudos sobre as tácticas militares utilizadas e cenários possíveis, os quais podem ser flexibilizados de modo a serem virtualmente inesgotáveis.

Sugerimos aos nossos leitores uma visita ao "blog" de Victor Amorim e que descarreguem o exemplar das regras e adicionais correspondentes aos seus períodos de preferência e que analisem, sobretudo, a sequência das jogadas e o sistema de comando e controle, que definem muito da filosofia que presidiu à sua elaboração.
Enviar um comentário